Como cultivar Tulipas no Brasil

Não é impossível, mas precisa de muita, muita, muita paciência!

Ao adquirir um vaso de tulipas, dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.

Como fazer: Logo que as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem. Após esse período, plante os bulbos num novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado num plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2 e 5 °C. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o num local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado num local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinquenta dias.

Mistura para solo para vaso ou canteiro:
A Tulipa necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.
1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico
Como montar um vaso para receber a Tulipa:
1 – Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;

3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e a 15 cm de profundidade plante os bulbos da Tulipa com os brotos voltados para cima, sem enterrá-los completamente.

4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores
Obs.: para um vaso de 15 cm não plante mais de 5 ou 6 bulbos.
Adubação para a Tulipa
Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Fontes: http://www.portaldeholambra.com.br/tulipa.html                                                 http://jardimdaterra.blogspot.com.br/2013/03/tulipas.html

17

Foto: Laís Abud Lopes

18Tulipa2

Foto: Laís Abud Lopes

19Tulipa

Foto: Laís Abud Lopes

20Tulipa4

Foto: Laís Abud Lopes

21Tulipa

Foto: Laís Abud Lopes

22Tulipa

Foto: Laís Abud Lopes

23Tulipa

Foto: Laís Abud Lopes

Anúncios

1 comentário

  1. Pingback: Tulipas abrindo | greenloverssite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s