Vitória-Régia

36-Vitória Régia

Foto: Laís Abud Lopes

  • Nome Científico: Victoria amazonica
  • Nomes Populares: Vitória-regia, Aguapé-assú, Cará-d’água, Forno-d’água, Forno-de-jaçanã, Jaçanã, Milho-d’água, Nanpé, Rainha-dos-lagos, Rainha-dos-nenúfares
  • Família: Nymphaeaceae
  • Clima: Equatorial, Tropical
  • Origem: América do Sul, Bolívia, Brasil, Guiana, Guiana Francesa, Suriname
  • Altura: 0.1 a 0.3 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

(fonte: jardineiro.net)

Planta aquática nativa da Amazônia, pode alcançar até 2,5m de diâmetro. A borda lateral serve para que a água não invada a folha. Sua face inferior é tão bonita quanto a superior. As flores surgem no verão e duram apenas 48 horas. No primeiro dia são brancas e no segundo se tornam rosa.

 

A Lenda da Vitória-Régia

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.
Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite. (http://brasilescola.uol.com.br/folclore/vitoria-regia.htm)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s